Sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP)



Um software de planejamento de recursos empresariais (Entreprise Resource Planning, ou ERP) é um software complexo que integra e automatiza o processamento da informação relativa aos processos de negocio básicos de uma empresa, desde a recepção de encomendas ate ao controle de estoque e á contabilidade. Ele se concentra no apoio a processos empresariais envolvidos nas operações de uma empresa.
Portanto, um ERP é um sistema de informação que utiliza uma base de dados única, contendo diversos módulos que conversam entre si e trocam informações. Cada módulo é responsável por uma função especifica do sistema, possibilitando á empresa acesso ás informações de uma forma integrada, em uma única ferramenta e com um mesmo padrão de apresentação das informações. 



Atividades de sistema ERP

  • Processos financeiros e contábeis: livro-razão, contas a pagar, contas a receber, ativos fixos, controle e previsão de caixa, contabilidade de custo do produto, contabilidade do centro de custos, contabilidade de ativos, contabilidade de impostos, gerenciamento de crédito, relatórios financeiros;
  • Processos de vendas e marketing: processo de pedidos, cotação, contratos, configuração de produtos, definição de preço, cobrança, verificação de credito, gerenciamento de incentivos e comissões, planejamento de vendas;
  • Processos de manufatura e produção: licitação, controle de estoque, compras, frete, planejamento de produção, programação de produção, planejamento de necessidades de material, controle de qualidade, distribuição, transporte, manutenção da fabrica e dos equipamentos;
  • Processos de recursos humanos: administração de pessoal, contabilidade de tempo, folha de pagamento, planejamento e desenvolvimento de pessoal, contabilidade de benefícios, acompanhamento de candidatos, remuneração, planejamento da mão-de-obra, gerenciamento de desempenho.



Características de um ERP

  • Permitir informações detalhadas ou não,
  • Procedimentos operacionais do sistema devem ser semelhantes aos da organização minimizando os ajuste;
  • Ser altamente integrável entre seus componentes, e ser flexível para promover a integração da empresa, no que tange a diversos idiomas, moedas, relatórios financeiros quando necessário;
  • Oferecer uma solução que viabilize todas as necessidades da empresa, mesmo quando o sistema funcione sete dias por semana, vinte quatro horas por dia;
  • Ter uma solução para customização simples e fácil manutenção, acessível á empresa e suficientemente documentada para alterações futuras;
  • Suportar todos os processos do negocio, sendo ajustáveis as necessidades da empresa;
  • Possibilitar uma implantação rápida, reduzindo a espera do retorno do investimento (ROI);
  • Ser fácil de usar, podendo ser gerenciado e manuseado por pessoas não técnicas (interface padronizada, sistema único).


Vantagens do ERP

Algumas das vantagens da implementação de um ERP numa empresa são:
  • Eliminar o uso de interfaces manuais
  • Redução de custos
  • Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência) 
  • Otimizar o processo de tomada de decisão
  • Eliminar a redundância de atividades
  • Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado
  • Reduz as incertezas do lead-time


Desvantagens do ERP

Algumas das desvantagens da implementação de um ERP numa empresa são:
  • A utilização do ERP por si só não torna uma empresa verdadeiramente integrada.
  • Altos custos que muitas vezes não comprovam o custo/benefício .
  • Dependência do fornecedor do pacote.
  • Adoção de best practices aumenta o grau de imitação e padronização entre as empresas de um segmento.
  • Cortes de pessoal, que gera problema social.
  • Torna os módulos dependentes uns dos outros, pois cada departamento depende. das informações do módulo anterior, por exemplo. Logo, as informações têm que ser constantemente atualizadas, uma vez que as informações são em tempo real (on line), ocasionando maior trabalho.
  • Excesso de controle sobre as pessoas, o que aumenta a resistência à mudança e pode      gerar desmotivação por parte dos funcionários. 

Principais Fornecedores

Os líderes mundiais em desenvolvimento e fornecimento de sistemas de gestão empresarial para grandes organizações são, segundo Davenport (2002), a SAP, a Oracle e a Peoplesoft. Segundo dados da International Data, em 1998, elas detinham, respectivamente, 28%, 9% e 7% desse mercado, constituindo quase a metade dele. Nesse mercado de grandes clientes, outras empresas como J.D.Edwards, Baan e Lawson Software, também se destacam com os seus produtos e serviços. Ainda segundo Davenport (2002), em companhias de pequeno e médio porte, o mercado é muito mais fragmentado, destacando algumas empresas 4 como Geac, Platinum Software, Ceridian, QAD e SSA que buscam oferecer os seus produtos com alguns atrativos específicos ligados normalmente à área financeira e de recursos humanos.
No entanto, atualmente com o processo natural de saturação do mercado para grandes clientes, é possível verificar a mobilização das empresas líderes em direção ao mercado das pequenas e médias empresas. A SAP, por exemplo, já vem há alguns anos oferecendo os seus produtos no mercado brasileiro de pequenas e médias empresas (com faturamento entre 1 milhão a 100 milhões de dólares). Empresas como a Vermont, a Procwork, a Aspen Procwork e a Quebec Procwork, são exemplos de organizações que trabalham em parceria com a SAP, para desenvolver, treinar e implantar soluções de sistema de gestão empresarial nesse mercado.

Origens dos Principais Fornecedores de Sistema de Gestão Empresarial

Segundo Davenport (2002), as origens dos três principais fornecedores mundiais de sistema de gestão empresarial, são:

  • SAP AG (Systeme, Anwendungen, Produkte in der Datenverarbeitung, ou Sistemas, Aplicações e Produtos em Processamento de Dados). Companhia alemã, fundada em 1972, com sede na cidade de Walldorf, ela foi a primeira empresa a desenvolver uma solução amplamente funcional de integração. O seu primeiro software integrado foi o R/2 que rodava em mainframes. Atualmente, a versão mais conhecida de seu sistema é o R/3, uma plataforma cliente/servidor que está presente em pouco menos de 30% do mercado mundial (aproximadamente 17 mil clientes). A maior característica do sistema R/3 é a alta capacidade e funcionalidade extensiva, enquanto que seus possíveis limitadores é a complexidade do sistema e de sua implementação. Seus principais clientes estão localizados no campo do petróleo e gás, indústrias de processos (como produtos químicos e farmacêuticos) e de alta tecnologia. Hoje, o seu software está presente em diversos outros ramos de negócios, desde o atendimento à saúde até serviços financeiros.
  • Oracle Corporation, fundada em 1977 como uma empresa de banco de dados. Atualmente, detém quase 10% do mercado e continua atuando na área de banco de dados. Além disso, desenvolveu o seu sistema de gestão empresarial, possuindo quase 50 módulos diferentes em seis categorias: Finanças, Recursos Humanos, Projetos, Produção, Cadeia de Suprimentos e Linha de Frente (aplicativos orientados ao consumidor).
  • PeopleSoft, fundada em 1987, com sede em Pleasanton, Califórnia EUA, é a mais recente entre os grandes fornecedores de SGE. Inicialmente, sua força residiu em softwares aplicativos de recursos humanos, embora atualmente ofereça uma gama bem maior de funcionalidades. Atualmente detém 7% do mercado mundial e seus sistemas são relativamente flexíveis e de fácil instalação, mas não dão suporte ao aumento de complexidade de grandes organizações.


Principais Fornecedores de Sistema de Gestão Empresarial no Brasil

No Brasil, os 10 maiores fornecedores, em vendas, de sistemas de gestão empresarial, de acordo com os dados extraídos da pesquisa anual da revista Info Exame, “As 200 maiores empresas de tecnologia do Brasil”, de agosto de 2002, são descritos na tabela 1, a seguir.

Tabela 1 – Principais fornecedores de SGE no Brasil
Ranking
Empresa
Sede
Vendas
Controle
 (US$ milhares)
acionário
01
Oracle
São Paulo (SP)
182.842
Americano
02
SAP Brasil
São Paulo (SP)
124.039
Alemão
03
Microsiga
São Paulo (SP)
72.910
Brasileiro
04
Datasul
Joinville (SC)
41.658
Brasileiro
05
RM Sistemas
Belo Horizonte (MG)
23.963
Brasileiro
06
J.D.Edwards
São Paulo (SP)
21.850
Americano
07
PeopleSoft
São Paulo (SP)
19.459
Americano
08
SyBase Brasil
São Paulo (SP)
17.346
Americano
09
Logocenter
Joinville (SC)
14.915
Brasileiro
10
Baan
São Paulo (SP)
12.000
Inglês
Fonte: Adaptado de Info Exame, 2002, p.53.

Pelos dados constantes na tabela 5, nota-se que as dez maiores empresas fornecedoras de SGE no Brasil faturam, juntas, 530.982 milhões de dólares, onde 45,48% deste total, pertencem à empresas de capital americano, 28,90% são pertencentes às empresas brasileiras, 23,36% à empresa de capital alemão (SAP) e 2,26% à empresa inglesa, Baan. Esta grande presença de soluções brasileiras em SGE se atribui a pelo menos dois fatores: a adequação dos sistemas a condições específicas de cada Estado brasileiro e aos preços relativos mais baixos em relação aos concorrentes estrangeiros.

3 comentários:

  1. Muito objetivo e fácil de interpretar.

    ResponderExcluir
  2. Muito objetivo e fácil de interpretar.

    ResponderExcluir
  3. Excelente!! Para todos que necessitam de um entendimento inicial rápido, efetivo e elucidativo, esse artigo está primoroso!!

    ResponderExcluir