Sistemas de Automação de Escritório (SAE)

Sistemas que tem por finalidade aumentar a produtividade pessoal dos trabalhadores que manipulam as informações de um escritório. Ex.: BrOffice, Microsoft Office, etc.
Sistema de Automação de Escritório (SAEs) ajudam as atividades de escritório, tais como preparação e comunicação da correspondência. Exemplos:
·         Editores de texto
·         Sistema de correio eletrônico
·         Grupos de Notícias
·         Máquinas de Fax
·         Correio de voz
·         Sistemas multimídia
·         Sistemas de Informação Distribuídos
·         Video-conferência
Tendência: SAEs integrados => Internet. Compartilhamento de informações. Obstáculos à difusão dos SAEs: dificuldade de integrar componentes (diferentes padrões). Custo de armazenar informações não usuais (imagens, som, vídeos).
A necessidade do níveo de conhecimento da empresa é suprida pelos sistemas de trabalho do conhecimento e de automação de escritório. Segundo BATISTA (2004, p. 24), a definição que se aplica ao SAE é descrita da seguinte forma: "... toda e qualquer tecnologia de informação que possui como objetivo principal aumentar a produtividade pessoal dos trabalhadores que manipulam as informações manipulam as informações de escritório". Os sistemas de automação de escritório são aplicações de informática projetadas para aumentar a produtividade dos trabalhadores de dados, dando suporte à coordenação e às atividades de comunicação de um escritório típico", Segundo LAUDON e LAUDON (2001, p. 33).
Portanto, os sistemas de trabalho do conhecimento exigem uma visão ampla das pessoas, pois além de saber usar os aplicativos dos escritórios, essas pessoas precisam saber utilizar o que o aplicativo oferece para criar informações novas.

Ref.
http://alexpagernet.blogspot.com.br/2012/05/sistema-de-automacao-de-escritorio.html

Um comentário: