Os sistemas de informações gerenciais estão relacionados às atividades
de gestão, tendo como objetivo fornecer subsídios às diversas áreas funcionais
da organização e oferecer assistência às tomadas de decisões para identificar e
corrigir problemas de competência gerencial. Além disso, também auxiliam no
processo de planejamento e controle empresarial, tratando os vários bancos de
dados dos sistemas transacionais.
Em algumas organizações, esses sistemas de informações podem estar
voltados para apoio a decisões no nível tático, e, dentre essas, podemos citar
as relacionadas com projeção de custos globais em virtude da implantação de
nova linha de produtos, programação linear para cálculo do mix ótimo de produtos
para fabricação, orçamento de capital para novos investimentos, etc.
Podemos relacionar algumas características comuns aos sistemas de
informações gerenciais, como as discriminadas abaixo:
- São
semi-estruturadas em termos de tomada de decisão;
- São
customizadas, isto é, ajustadas às necessidades das áreas funcionais como
vendas, produção, finanças, etc. podendo ou não ser repetitivos;
- Ainda
são pouco flexíveis na produção de informações;
- Utilizam
projeções, modelos e informações subjetivas;
- Permitem
consultas diversas;
- Têm
pouca ou nenhuma entrada de dados;
- São
integradas às funções do negócio;
- Baseiam-se
em dados internos e externos da organização;
- Geram
informações tanto analíticas como sintéticas, sendo que, em alguns casos,
podem até apresentar projeções.
Atividades apoiadas por sistema de informação funcional:
- Contabilidade
e Finanças
– Planejamento Financeiro: disponibilidade e custo do dinheiro;
– Orçamento:aloca recursos financeiros entre participantes e atividades;
– Orçamento de capital: financiamento de aquisição de
bens;
– Folha de pagamento
- Marketing
e Vendas
– Relacionamento com o cliente:saber quem são os clientes
e trata-los como membros da realeza;
– Perfil e preferencias do clientes;
– Automação da força de vendas: uso de software para automatizar as
tarefas empresariais de vendas, melhorando, assim a produtividade dos
vendedores.
- Produção
/ Operação e Logística
– Gerenciamento de estoque: quanto estoque pedir,quanto o estoque manter
e quando pedir novo estoque;
– Controle de qualidade: controle dos defeitos na materia-prima que
chega e defeitos nos produtos fabricados;
– Gerenciamento de ciclo de vida de produto: estrategia empresarial que
permite que os fabricantes colaborem entre si nos esforços de projeto e
desenvolvimento de produtos usando a web.
- Gestão
de Recursos Humanos
– Recrutamento e Treinamento: encontrar funcionários, testa-los e
decidir quais contratarem;
– Avaliação de desempenho: avaliação periódica pelos
superiores;
– Treinamento
– Registro de funcionários
– Administração de benefícios:saúde, aposentadoria,
afastamentos, demissões etc.
Referências
TURBAN, E.; RAINER JR., R. K.; POTTER R. E. Introdução a sistemas de
informação, uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
Opa, obrigada pelo artigo! Ajudou bastante a fazer um trabalho aqui da faculdade.
ResponderExcluirSe bem que eu não consigo te citar já que não tem nome nem data em local nenhum. Ajuda nóis a passar de semestre, vá, responde aqui as informações super necessárias pra eu poder colocar isso num trabalho acadêmico minimamente decente <3 Até ativei as notificações pra chegar no meu email.
ResponderExcluirAjudou bastante.
ResponderExcluirme ajudou muito vlw
ResponderExcluirArtigos ótimos, porém preciso do seu nome...
ResponderExcluirMATERIAL PROFESSOR MARCIO OMORI
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