Sistemas de Informação Gerenciais (SIG)


Os sistemas de informações gerenciais estão relacionados às atividades de gestão, tendo como objetivo fornecer subsídios às diversas áreas funcionais da organização e oferecer assistência às tomadas de decisões para identificar e corrigir problemas de competência gerencial. Além disso, também auxiliam no processo de planejamento e controle empresarial, tratando os vários bancos de dados dos sistemas transacionais.
Em algumas organizações, esses sistemas de informações podem estar voltados para apoio a decisões no nível tático, e, dentre essas, podemos citar as relacionadas com projeção de custos globais em virtude da implantação de nova linha de produtos, programação linear para cálculo do mix ótimo de produtos para fabricação, orçamento de capital para novos investimentos, etc.
Podemos relacionar algumas características comuns aos sistemas de informações gerenciais, como as discriminadas abaixo:
  • São semi-estruturadas em termos de tomada de decisão;
  • São customizadas, isto é, ajustadas às necessidades das áreas funcionais como vendas, produção, finanças, etc. podendo ou não ser repetitivos;
  • Ainda são pouco flexíveis na produção de informações;
  • Utilizam projeções, modelos e informações subjetivas;
  • Permitem consultas diversas;
  • Têm pouca ou nenhuma entrada de dados;
  • São integradas às funções do negócio;
  • Baseiam-se em dados internos e externos da organização;
  • Geram informações tanto analíticas como sintéticas, sendo que, em alguns casos, podem até apresentar projeções.
Atividades apoiadas  por sistema de informação funcional:
  • Contabilidade e Finanças

– Planejamento Financeiro: disponibilidade e custo do dinheiro;
– Orçamento:aloca recursos financeiros entre participantes e atividades;
– Orçamento de capital: financiamento de aquisição de bens;
– Folha de pagamento
  • Marketing e Vendas

– Relacionamento com o cliente:saber quem são os clientes e trata-los como membros da realeza;
– Perfil e preferencias do clientes;
– Automação da força de vendas: uso de software para automatizar as tarefas empresariais de vendas, melhorando, assim a produtividade dos vendedores.
  • Produção / Operação e Logística

– Gerenciamento de estoque: quanto estoque pedir,quanto o estoque manter e quando pedir novo estoque;
– Controle de qualidade: controle dos defeitos na materia-prima que chega e defeitos nos produtos fabricados;
– Gerenciamento de ciclo de vida de produto: estrategia empresarial que permite que os fabricantes colaborem entre si nos esforços de projeto e desenvolvimento de produtos usando a web.
  • Gestão de Recursos Humanos

– Recrutamento e Treinamento: encontrar funcionários, testa-los e decidir quais contratarem;
– Avaliação de desempenho: avaliação periódica pelos superiores;
– Treinamento
– Registro de funcionários
– Administração de benefícios:saúde, aposentadoria, afastamentos, demissões etc.

Referências

TURBAN, E.; RAINER JR., R. K.; POTTER R. E. Introdução a sistemas de informação, uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

6 comentários:

  1. Opa, obrigada pelo artigo! Ajudou bastante a fazer um trabalho aqui da faculdade.

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  2. Se bem que eu não consigo te citar já que não tem nome nem data em local nenhum. Ajuda nóis a passar de semestre, vá, responde aqui as informações super necessárias pra eu poder colocar isso num trabalho acadêmico minimamente decente <3 Até ativei as notificações pra chegar no meu email.

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  3. Artigos ótimos, porém preciso do seu nome...

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