Sistemas de Apoio a Decisão (SAD)


Um Sistema de Apoio à Decisão (SAD) é um sistema de informação computadorizado que combina modelos e dados em uma tentativa de resolver os problemas semi-estruturados e alguns problemas não-estruturados, com intenso envolvimento do usuário.


Características

As principais características dos SAD são:

·         Possibilidade de desenvolvimento rápido, com a participação ativa do usuário em todo o processo;
·         Facilidade para incorporar novas ferramentas de apoio à decisão, novos aplicativos e novas informações.
·         Flexibilidade na busca e manipulação das informações;
·         Individualização e orientação para a pessoa que toma as decisões, com flexibilidade de adaptação ao estilo pessoal de tomada de decisão do usuário;
·         Real pertinência ao processo de tomada de decisão, ajudando o usuário a decidir através de subsídios relevantes;
·        Usabilidade, ou seja, facilidade para que o usuário o entenda, use e modifique de forma interativa.


Vantagens 
  • Rapidez
  • Ultrapassar limites cognitivos (através do computador)
  • Redução de custos
  • Qualidade (obtenção do valor ótimo mais próximo dos nossos objetivos)
  • Decisões mais eficazes
  • Decisões mais eficientes
  • Melhor comunicação entre os decisores
  • Melhor utilização do processo de aprendizagem


Desvantagens 

  • Problema de ação
  • Orientação para escolha
  • Suposição da relevância da resposta do sistema
  • Transferência de poder ao sistema que não é intencional
  • É mais difícil atribuir responsabilidades


Estrutura e Componentes de um SAD:

Um Sistema de Apoio à Decisão contém os seguintes subsistemas:

  • Subsistema de gerenciamento de dados: Este subsistema inclui a base de dados, onde está a informação relevante para a situação e é gerida por um software a que se dá o nome de Data Management System (DBMS).
  • Subsistema de gerenciamento do modelo: É um pacote de software que permite ao modelo capacidades analíticas (através de ferramentas de análise estatística ou financial) e de gestão. A este software é por vezes dado o nome de Model Base Management Sistem (MBMS).
  • Subsistema de gestão do conhecimento: Este subsistema pode realizar o papel de qualquer um dos outros subsistemas ou agir de forma independente. É responsável por fazer aumentar a "inteligência" do próprio decisor.
  • Subsistema de Interface com o usuário: É o subsistema que permite ao usuário o contato com o SAD, contato esse que é feito através de comandos.
  • Usuários: A pessoa envolvida com o problema ou decisão que o SAD tem a função de apoiar é considerada o usuário, o gerente ou o tomador de decisão. Um SAD possui duas classes principais de usuários: gerentes e especialistas de equipe;



    ensino.univates.br/~felipesc/SAD.htm

    4 comentários:

    1. Recomendo este sistema de suporte: https://www.bceleva.com.br/produto/sistema-suporte-helpdesk-online-super-eleva-147/

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    2. As referências não existem, por favor coloque novos links para as mesmas referencias utilizadas na elaboração deste texto.

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    3. Olá,

      Poderia detalhar os pontos de desvantagens abaixo?

      Problema de ação
      Orientação para escolha
      Suposição da relevância da resposta do sistema
      Transferência de poder ao sistema que não é intencional
      É mais difícil atribuir responsabilidades

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